Quando devo buscar um ginecologista?
Toda mulher a partir da primeira menstruação deveria procurar a ginecologista pelo menos uma vez ao ano para rotina e prevenção. E sempre que surgirem queixas relacionadas a sua saúde Íntima é importante retornar para uma nova avaliação, principalmente a partir dos 40 anos, fase onde são mais comuns o surgimento de muitas doenças crônicas, ginecológicas e até alguns tipos de câncer. Portanto, exames preventivos, mesmo na ausência de queixas, são a melhor opção para diagnóstico precoce e tratamentos mais simples.
Primeira consulta ginecológica
Quando realizar
A partir da primeira menstruação, ou antes se a mãe, a própria paciente ou o pediatra julgarem necessário. Quanto antes oferecermos às nossas jovens a oportunidade de se consultarem, mais protegidas e seguras elas se sentirão.
Quais exames são feitos
Depende. Nas consultas de rotina, especialmente na primeira consulta, o foco principal é na conversa, nas orientações preventivas e no esclarecimento de dúvidas. O exame ginecológico também é muito importante, mas nem sempre obrigatório, e geralmente não é feito na primeira consulta, a não ser que a paciente tenha queixas. Ele pode ser deixado para o retorno ou outra oportunidade, quando a paciente já se sente mais à vontade com a médica. Outros exames podem ser necessários, a depender de cada caso, como exames de sangue, ultrassom, entre outros.
Check-up ginecológico
Principalmente orientar sobre bons hábitos, sobre prevenção de doenças, inclusive infecções sexualmente transmissíveis, e realização de exames complementares a depender da faixa etária e de outros fatores pessoais, com o objetivo de prevenir doenças e também de fazer diagnóstico precoce, o que torna os tratamentos mais simples e aumenta as chances de cura, inclusive de doenças graves como o câncer de colo uterino e de mama.
Quando realizar
Pelo menos uma vez ao ano, ou sempre que necessário.
Quais exames são feitos
Depende, mas no geral exame ginecológico, coleta de preventivo ou Papanicolau, exames de sangue, ultrassom e mamografia.
Qual a importância
Prevenção e diagnóstico precoce.
Como é a consulta com a Dra. Meiry?
Você se sentirá acolhida desde o agendamento, na recepção e especialmente durante a consulta com a Dra. Você terá tempo e oportunidade para esclarecer todas as suas dúvidas, para falar sobre a sua vida, sobre suas queixas e suas necessidades que te motivaram a agendar a consulta. Depois você terá direito a um retorno em até 40 dias para uma reavaliação sobre seus exames, algum tratamento instituído e novas dúvidas que tenham surgido. Caso você deseje fazer algum procedimento, ele pode ser realizado no seu retorno para sua maior comodidade.